fbpx

Quanto custa fazer um Pentest




O Pentest ou Teste de Penetração numa tradução literal, tem como objetivo central detectar e explorar vulnerabilidades em um sistema para validar a eficácia dos mecanismos de segurança e melhorá-los. Esse processo permite uma avaliação também das consequências que essas falhas possam causar, quais as soluções de mitigação, quais novos problemas podem surgir após uma intervenção nas falhas entre outras coisas.

Com aumento dos ataques realizados por cibercriminosos contra pequenas, médias e grandes empresas, a busca pelo serviço de pentest vem aumentando. Por se tratar de um serviço de extrema importância e que exige profissionais altamente capacitados, seu custo é mais elevado.

Um serviço de pentest realizado por empresas especializadas e renomadas no assunto pode partir de R$ 30 mil reais até mais de R$ 100 mil reais dependendo de cada ambiente a ser testado. Entretanto, o custo se torna acessível se comparado aos prejuízos elevados decorrentes de um ciberataque.

Por isso, é altamente recomendado que se busque a execução de um pentest com empresas renomadas em cibersegurança, garantindo que todo ambiente crítico seja realmente avaliado e atestado, pois se tratar de um serviço delicado e que visa a segurança do negócio.

O cenário do aumento dos ciberataques nos últimos anos no Brasil e os prejuízos milionários a cada ação dos cibercriminosos elevaram a importância do pentest e uma inflação nos valores dos serviços especializados.

Por isso, é importante desconfiar de ofertas abaixo do valor de mercado, pois podem ser realizados por profissionais despreparados ou ferramentas automatizadas que não atestam com qualidade a segurança do ambiente, gerando uma falsa sensação de segurança.

A HackerSec é uma empresa com mais de 10 anos no mercado de cibersegurança e entrega soluções completas e personalizadas para que as empresas estejam realmente seguras. Conheça mais sobre como a HackerSec pode proteger o seu negócio em https://hackersec.com/empresas/