fbpx

Você pode ser espionado mesmo offline

Sabemos que corremos grandes riscos no mundo virtual online, mas o que poucos sabem é que também podem correr riscos até mesmo offline. Veja algumas tecnologias de espionagem que não podem ser interrompidas mesmo no modo offline.

Smartphones espiões

Um método que pode ser usado como keylogging é o próprio acelerômetro de um smartphone que esteja perto do teclado, porque na comparação da vibração dos pares de impulsos sucessivos que correspondem às pulsações das teclas, assim podendo decifrar o que está sendo teclado.

Se você ainda dúvida, é comprovado por especialistas que cada tecla gera o seu próprio padrão de vibrações, então tomem cuidado com aparelhos perto de seu teclado.

Malware e Keylogger eletromagnético

Sim, é possível infectar um computador com malware por um meio externo. Isso já aconteceu e foi chamado de worm Stuxnet, que foi usado para controlar as centrífugas de enriquecimento de urânio iranianas.

Pesquisadores israelenses desenvolveram um software que modula a radiação eletromagnética no hardware do seu PC. Este sinal de rádio que é muito forte pode ser recebido inclusive por um receptor FM padrão no telefone.

Também é possível interceptar o que está sendo teclado através de ruídos electromagnéticos, as teclas podem ser rastreadas a distância com alta precisão nos 67 pés (20 metros) de distância usando um dispositivo caseiro que analisa o espectro de radiofrequências e que custa em torno de US $ 5.000. É interessante saber que o ataque é igualmente eficaz para os teclados comuns com USB, os teclados sem fio (mais caros) com uma criptografia de sinais e teclados de notebook embutidos.

Grandes empresas evitam isso construindo salas blindadas para seus servidores, e evitando qualquer entrada de aparelhos eletrônicos nessas salas.

 

Menu