fbpx

Saiba se seu computador é um zumbi

Não possuir trojans ou backdoors não significa que você está seguro e livre de hackers, porque seu computador ainda pode ser um “zumbi”.

O malware conhecido como “bot” pode transformar qualquer dispositivo conectado a Internet em um “zumbi”, basta você fazer o download de um arquivo não confiável e o “bot” é instalado de forma quase indetectável em seu computador.

Os hackers chamam uma rede de “bots” de botnet, e usam geralmente para realizar ataques DDoS, gerar spam e até mesmo roubar seus dados.

Tudo isso ocorre quando o “bot’ é instalado de forma “escondida”, abrindo uma porta em sua rede capaz de comunicar-se com o hacker mal intencionado, dando acesso geral a seu computador e podendo controla-lo remotamente.

Como saber se meu computador é um “zumbi”.

Existe algumas formas de saber se seu computador está sendo controlado e usado por hackers.

Uma das formas mais fáceis é instalar um bom antivírus e realizar uma varredura, mas outra forma é monitorar sua rede, notando a taxa de download e upload, que caso esteja fora do normal isso pode ser um sinal de que há um bot em seu computador ou em algum computador da rede.

Como prevenir.

  1. Possua um bom antivírus.
  2. Mantenha seu computador e softwares atualizados.
  3. Sempre mude a senha dos roteadores, webcams, impressoras, eletrodomésticos inteligentes e outros dispositivos conectados a rede.
  4. E o mais importante, tenha bastante cuidado antes de baixar um arquivo de uma fonte não confiável na Internet.

Veja os melhores antivírus pagos e os melhores antivírus gratuitos, fora dessas duas listas recomendamos o Malwarebytes que também é muito bom em detectador portas vulneráveis e abertas.




Menu