Os pilares e princípios da cibersegurança ou segurança da informação devem ser estendidos por todos profissionais da área ou quem quer entrar na área e atuar no mercado.
São eles:
Confidencialidade
Garantir que o dado ou a informação seja vista só por quem tem permissão de acesso, mantendo o grau de confidencialidade. Por exemplo atribuindo níveis de acesso de acordo com as funções e responsabilidades de cada usuário. Além disso, é importante adotar medidas de proteção, como criptografia de dados, para garantir que informações sensíveis estejam seguras.
Integridade
Garantir que o dado, informação ou arquivo seja integro e não tenha sofrido nenhuma alteração ou manipulação, como por exemplo e muitos casos é atribuído uma HASH ou ainda a assinatura digital, que permite garantir a autenticidade e integridade de um documento.
Disponibilidade
Visa garantir que os dados e informações estejam sempre disponíveis quando necessários. Para isso, é necessário adotar medidas como backup e redundância, a fim de garantir que os dados possam ser recuperados em caso de falhas ou ataques.
Autenticidade
Define que a informação esteja sendo enviada de uma fonte legítima e segura. Isso envolve a adoção de medidas como a autenticação de usuários, o uso de certificados digitais e a adoção de protocolos de segurança, como o HTTPS.
Para entender mais sobre esses pilares e até mesmo sobre cibersegurança recomendamos conhecer nossa plataforma de Treinamentos de Cibersegurança, que vai te ensinar do zero ao avançado, independente do seu nível de conhecimento.