fbpx

Práticas de Governança de dados com a LGPD




Um dos principais desafios para as empresas em transformação digital é o gerenciamento dos dados. As informações costumam ficar espalhadas em diversas planilhas, repositórios de arquivos, documentos físicos e muitas vezes na cabeça dos funcionários.

Nesse cenário, as empresas não sabem ao certo quais informações circulam em seus processos, e consequentemente possuem dificuldades em automatizar seus processos com rapidez e segurança.

A Governança de Dados é um conjunto de princípios e práticas que garantem a qualidade e segurança dos dados da sua empresa. Certamente um dos principais benefícios desse processo é a conformidade com a LGPD. A Governança de Dados fornece uma baseline para as empresas que buscam a conformidade com a LGPD, porém não sabem por onde começar.

Conheça a seguir os principais benefícios de um programa de Governança de Dados e

comece hoje mesmo a Governança de Dados em sua empresa para conformidade com a LGPD.

Benefícios da Governança de Dados

  1. Tome decisões de negócios consistentes e confiáveis. Os processos da Governança de Dados estabelecem uma organização dos dados para as tecnologias de Big Data e Machine Learning antecipando demandas e cenários de negócios.
  2. Atenda aos requisitos regulatórios, evite multas e proteja sua empresa de ataques cibernéticos. Com um programa de Governança de Dados você sabe exatamente onde os seus dados mais valiosos estão armazenados e consegue protegê-los contra vazamentos e ações de cibercriminosos.
  3. Reduza custo das operações. A Governança de Dados proporciona um mapeamento do fluxo das informações e processos da sua empresa. Em seguida, você consegue direcionar as equipes para o que é realmente importante e reduzir o custo com ferramentas não usadas pelos funcionários.

Estruturando a Governança de Dados

  1. Faça uma avaliação das informações e realize o mapeamento dos dados. Onde estão armazenados os seus dados? Quais são os fluxos existentes para identificação de dados pessoais? Como as operações usam os dados? Essas perguntas servem para uma avaliação inicial de como funciona o ciclo de vida dos dados em sua empresa e identifica previamente controles necessários. Saiba exatamente como as informações chegam ao seu negócio e entenda como suas equipes gerenciam essas informações.
  2. Identifique os dados mais valiosos para o seu negócio. Os dados mais valiosos para o seu negócio são aqueles essenciais para o funcionamento da sua operação. Imagine uma situação em que esses dados são comprometidos por alguma indisponibilidade, ransomware ou falha no seu backup. Por quanto tempo sua empresa conseguiria funcionar sem esses dados? Não se pode proteger ou melhorar algo que não se sabe o valor.
  3. Defina responsáveis pela custódia dos dados. Quem são as pessoas responsáveis por inserir os dados nos sistemas? Quem é o responsável pelo armazenamento e disponibilização desses dados? Conheça como os seus funcionários fazem uso dos dados e como processam esses dados em sistemas. Você pode ficar surpreso ao descobrir que muitas informações valiosas estão armazenadas na cabeça das pessoas ou em dispositivos pessoais, sem controles de segurança passíveis de ataques de engenharia social.
  4. Desenvolve controles de segurança. Agora que você sabe como os dados transitam em sua empresa e quais são os dados mais valiosos para o seu negócio, você precisa desenvolver controles de segurança para proteger as informações. Os dados são armazenados em cloud? Quem possui acesso? Existe um backup e redundância? Quem é o responsável por manutenção dessa estrutura? Descubra possíveis falhas de segurança no armazenamento dos seus dados e melhore com o tempo.

Governança de Dados com a Hacker Security

Ao iniciar o seu programa de Governança de Dados é possível que você perceba uma grande quantidade de gaps e falhas de segurança em sua estrutura. Ao mesmo tempo, você pode se ver sem saber exatamente o que representa maior risco ao seu negócio e como desenvolver controles eficientes de acordo com os recursos disponíveis.

A Hacker Security é uma empresa internacional de segurança cibernética composta pelos mais capacitados e certificados profissionais do mercado. Analisamos as fontes de inteligência e dados da sua empresa para identificar pontos em que um possível invasor tentaria obter acesso aos seus sistemas e dados.

Além disso temos os melhores treinamentos para tornar seu time de infraestrutura e TI devidamente capacitado.

Entre em contato hoje mesmo e consiga a conformidade com a LGPD enquanto protege os dados mais valiosos para o seu negócio.




Menu