fbpx

Pentest as a Service (PTaaS) vs Pentest Personalizado

O Pentest é uma forma de validar a cibersegurança de uma empresa, procurando por vulnerabilidades que podem gerar impactos grandes no negócio, sendo uma forma de testar até mesmo os mecanismos de segurança implementados no ambiente.

Em um Pentest o profissional responsável tem um escopo e o tempo definido para encontrar vulnerabilidades no ambiente, através de um processo documentado de teste de invasão e metodologias específicas para um teste mais eficiente. 

Pentest Pontual vs PTaaS

No caso do PTaaS é totalmente diferente, é um passo a mais do Pentest tradicional, onde você deixa seu ambiente em teste a todo momento em uma plataforma As A Service que vai dar visibilidade dos riscos e vulnerabilidades.

Isso já se torna diferente de um Pentest tradicional, no caso é realizado o teste e aguarda a correção para um re-test, mas isso acaba se tornando um processo demorado, principalmente se não possuir um processo de gestão de vulnerabilidades.

Por conta disso o PTaaS ganhou um espaço maior, pois é um processo contínuo, ao ser descoberto alguma vulnerabilidade é reportado para você e profissionais auxiliam na correção de forma mais eficiente, ajudando até mesmo na priorização. E você pode integrar isso no seu CI/CD, fazendo monitoramento dos seus repositórios a cada atualização que surgir ou novos repositórios forem adicionados.

Além da automatização dos testes que agiliza ainda mais no processo de testes, mesclando a automatização com o fator humano para encontrar e testar vulnerabilidades e priorizar as mais críticas. 

Uma plataforma PtaaS abrangente inclui colaboração entre desenvolvedores e pentesters, além de relatórios em tempo real, integrações com sistema para correções. Assim os provedores de PtaaS aproveitam uma ampla variedade de ferramentas e pentesters especializados em diversas áreas para garantir que diferentes tipos de testes de segurança sejam cobertos.

O objetivo do PtaaS é construir um ambiente de gerenciamento de vulnerabilidades que possa detectar e impedir ameaças de segurança de maneira mais rápida e fácil do que os testes tradicionais.

A HackerSec vem liderando o mercado de cibersegurança Red Team no Brasil e você pode conhecer as melhores soluções para empresas: https://hackersec.com/empresas/

Conclusão

As empresas que procuram detectar ameaças e vulnerabilidades em tempo real acabam considerando a terceirização de seu programa de pentest para um provedor de PtaaS. O PtaaS oferece soluções, integrações e relatórios em tempo real mais econômico. O Petesting as a Service visa dar ao seu negócio uma vantagem competitiva, pois aproveita as mais recentes ferramentas e tecnologias do mercado. Além de que, os provedores de PtaaS oferecem serviços personalizados para atender mais de perto as demandas do seu negócio.