Um plano de resposta a incidentes em segurança da informação/cibersegurança é um conjunto de instruções que descrevem como sua organização responderá a uma violações de dados, vazamentos de dados, ataques cibernéticos e incidentes de segurança.
O planejamento de resposta a incidentes contém orientações específicas para cenários de ataque dos mais diversos, evitando danos adicionais, reduzindo o tempo de recuperação e mitigando o risco de segurança cibernética.
É importante porque descreve como minimizar a duração da resposta e os danos causados pelo incidente de segurança, identifica as partes interessadas, agilizar a análise forense, melhorar o tempo de recuperação, reduz a publicidade negativa.
Mesmo pequenos incidentes de segurança cibernética, como uma infecção por malware, podem se transformar em problemas maiores que acabam levando a violações de dados, perda de dados e operações comerciais interrompidas.
Um processo adequado de resposta a incidentes permite que sua organização minimize perdas, corrija vulnerabilidades, restaure sistemas e processos afetados e feche o vetor de ataque que foi usado.
A resposta a incidentes abrange a preparação para ameaças cibernéticas desconhecidas e conhecidas, identificando de forma confiável a causa raiz de incidentes de segurança e recuperação de desastres pós-incidente.
As organizações devem formar uma equipe de resposta a incidentes de segurança de computadores (CSIRT) responsável por analisar, categorizar e responder a incidentes de segurança.
A HackerSec oferece as melhores soluções de cibersegurança para empresas se prevenirem e também responderem incidentes, conheça mais em: https://hackersec.com/empresas/
As equipes de resposta a incidentes podem incluir:
- Gerente de resposta a incidentes: supervisiona e prioriza as ações durante a detecção, contenção e recuperação de um incidente. Eles também podem ser obrigados a informar incidentes de alta gravidade para o resto da organização, clientes, aplicação da lei, regulamentos e o público, quando aplicável.
- Analistas de segurança: apoiam e trabalham diretamente com os recursos afetados, além de implementar e manter controles técnicos e operacionais.
- Pesquisadores de ameaças: fornecem threat hunting e contexto em torno de incidentes de segurança. Eles podem usar ferramentas de terceiros e a Internet para entender as ameaças atuais e futuras
Estrutura de Resposta a Incidentes
Existem duas estruturas que se tornaram padrão do setor como do NIST e da SANS
O processo de resposta a incidentes do NIST é composto de quatro etapas:
- Preparação
- Detecção e análise
- Contenção, erradicação e recuperação
- Atividade pós-incidente
Visto que o Processo de Resposta a Incidentes do SANS contém seis etapas:
- Preparação
- Identificação
- Contenção
- Erradicação
- Recuperação
- Lições aprendidas
Se você segue o NIST, SANS ou outro modelo de plano de resposta a incidentes, seu plano de IR deve:
- Forneça uma visão geral
- Identificar e descrever funções e responsabilidades
- Ser adaptado aos riscos e necessidades de negócios específicos
- Tenha procedimentos claros de detecção e identificação
- Especificar ferramentas, tecnologias e recursos necessários para contenção e erradicação
- Descreva as tarefas de recuperação e acompanhamento
- Tenha um plano de comunicação
- Tenha controle de versão ou uma seção para descrever quando e quem fez as revisões