fbpx

O que é Pentest as a Service (PTaaS)?




O Pentest é um dos temas mais abordados quando falamos de cibersegurança, afinal todos desejam saber se o seu ambiente está vulnerável ou não, por conta disso a demanda se tornou muito alta conforme os anos se passaram, saindo de um luxo que grandes organizações tinham, para uma necessidade de todas as empresas independente do seu tamanho.

Por conta disso, um novo conceito surgiu que aprimorou o Pentest tradicional ao qual conhecemos, para trazer uma nova forma de ter seu ambiente testado e garantir a segurança do mesmo em todos os aspectos.

Um serviço conhecido como Pentest as a Service, vem ganhando bastante notoriedade por grandes empresas na Europa e Estados Unidos, sendo uma forma de obter mais visibilidade da segurança do seus ambientes e ter isso testado por profissionais altamente capacitados em suas esferas de conhecimento.

Com tudo isso a HackerSec sempre está a frente do mercado trazendo as melhores soluções para empresas, conheça mais: https://hackersec.com/empresas/

Mas o que é Pentest as a Service?

Antes de falarmos do PTaaS, vamos conhecer o conceito as a Service ou traduzindo para o português “como serviço”. Em resumo o fornecedor do serviço fica responsável por prover toda a estrutura para realizar, assim o cliente só fica responsável pelo pagamento e fornecimento de algumas informações para que aquele serviço possa atuar. Apesar de existir vários tipos de serviços, muitos deles com responsabilidade compartilhada, mas prover esse serviço é responsabilidade total da empresa, desde manter no ar uma aplicação, até garantir que funcione tudo de acordo.

E quando falamos de Pentest as a Service, não é diferente! pois se tornou um upgrade da forma tradicional de Pentest que é realizado, sendo assim a cobertura e a visão que a organização vai ter, será 10x maior e com um custo mais reduzido. Além de ter agilidade na hora dos testes por plataformas automatizadas e especialistas que vão auxiliar do começo ao fim nos testes e remediação das vulnerabilidades.

No PTaaS a combinação de testes automatizados com humano, traz um diferencial enorme, afinal você tem um Pentest que é realizado de forma contínua e bem econômico, sem a necessidade de investir em alocar metade da sua equipe até mesmo para corrigir vulnerabilidades críticas, afinal nesse modelo o gerenciamento das vulnerabilidades é feito de forma inteligente e trabalhada auxiliando até mesmo na otimização do seu programa de segurança dentro da empresa.

No ciclo de um PTaaS você acaba tendo velocidade, colaboração, validação e progresso tudo em um único local. Assim, enquanto você expande suas operações e faz manutenção na sua infraestrutura, o PTaaS garante que você vai continuar sendo testado e vulnerabilidades sendo pesquisadas no seu ambiente, feito com uma ferramenta de monitoramento mais os testes manuais realizados por humanos.

Além disso, muitas empresas adotam o processo de pentest antes de colocar uma aplicação em produção para corrigir as vulnerabilidades mais críticas e por fim, após estar em produção ainda sim continua ocorrendo testes para garantir que sua aplicação continue segura. Assim sempre que um novo código for implementado no pipeline CI/CD, você vai ter uma visibilidade das vulnerabilidades do começo ao fim.

Os benefícios de um PTaaS são inúmeros, pois imaginar a possibilidade de ter seu sistema continuamente auditado, pode ser uma boa opção para quem se preocupa realmente com a segurança dos seus ativos expostos na internet. E com isso você tem muitos ganhos, como por exemplo:

  • Redução de custos
  • Esforços direcionados a desenvolvimento de novas tecnologias
  • Testes automatizados e humanizados lado a lado
  • Gerenciar grandes volumes de vulnerabilidades 
  • Ter visibilidades de 0 days achados por pesquisadores
  • Sempre por dentro do seu ambiente para mitigar potenciais ameaças

Por isso, investir em PTaaS é algo que vai elevar mais ainda sua maturidade com cibersegurança em todos os aspectos do começo ao fim.