fbpx

O que é esteganografia e como pode ser usada?

Para quem não conhece ou até mesmo nunca ouviu falar sobre a técnica de esteganografia que é muito utilizada na Internet por grupos de hackers, criminosos e terroristas para esconder arquivos e textos. Iremos explicar como essa técnica funciona e como é usada principalmente na área de segurança digital.

A esteganografia é uma palavra derivada do grego que significa “escrita oculta”, que nada mais é na prática a forma de esconder mensagens dentro de imagens, vídeos, músicas e entre outros arquivos, tudo isso para que passe despercebido por algum motivo de manter sigiloso aquele conteúdo.

Os usuários que costumam usar muito essa técnica como já dissemos, são os criminosos em geral, assim dificultando a localização dos sistemas da polícia na rede.

6307936
O método ainda é muito usado pelos terroristas para ficarem longe dos olhos da NSA, CIA e outras agências de segurança do mundo inteiro. Mas como sabemos o governo possui muita tecnologia para assim mesmo identificar essas mensagens no meio de milhões na Internet, então os criminosos acabam dividindo as mensagens em vários arquivos, assim dificultando e deixando praticamente impossível o rastreamento do conteúdo oculto.

Podemos encontrar muita esteganografia na famosa Deep Web, onde “vazaram” aquele vídeo misterioso  que foi encontrado diversas mensagens subliminares através da esteganografia.

Como usar essa técnica de esteganografia?

Hoje em dia já podemos encontrar diversos programas e aplicativos na Internet que já ajudam a realizar a esteganografia. A maioria são programas que escondem através de imagens, que é o método mais fácil e simples de se usar. Mas com um pouco mais de estudo e conhecimento na área, podemos esconder textos dentro de vídeos e arquivos de música, que alguns dos programas que também ajudam a fazer isso são o JPHS (JP Hide and Seek) e Hide and Reveal.

O funcionamento deles é simples. O primeiro passo é escolher uma imagem JPG para esconder a mensagem – a foto deve ser grande o suficiente para camuflar o texto. Feito isso, o programa pedirá que você coloque a senha que será usada para a criptografia e, em seguida, abrirá uma caixa de texto para inserir a mensagem que vai ser ocultada. Depois de ter inserido um arquivo dentro do outro, basta salvar a imagem e enviar para quem quiser.

Como “decifrar” a esteganografia?

Para decifrar mensagens escondidas em imagens, também existe alguns programas que já fazem isso, mas dependendo da complexabilidade do conteúdo é preciso também de especialistas para decifrar as mensagens.

 

Menu