fbpx

O papel da inteligência artificial na segurança cibernética.

Com o avanço da tecnologia fica cada vez mais comum vermos a inteligência artificial (IA) sendo empregada em nosso dia a dia. Esse mecanismo pode ser utilizado em câmeras fotográficas, apps de rotas, finanças, entre outros.

Tem sido um grande desafio para os desenvolvedores criarem uma IA que tenha uma aprendizagem profunda e automática, mas em breve ela estará pronta para ser engajada em vários aspectos do nosso cotidiano.

A demanda por essa tecnologia está sendo cada vez mais cobrada devido ao avanço da computação, combinada com segurança cibernética e algoritmos.

A IA é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.

Sistemas que são baseados em IA, estão nos ajudando muito a automatizar os trabalhos mais complexos que a maioria dos humanos não conseguem resolver de forma rápida.

Os ataques cibernéticos estão cada vez mais avançados e difíceis de serem detectados se utilizados os meios tradicionais de segurança. Com o tempo acredita-se que a IA poderá resolver esses problemas de forma automática, isso irá depender da forma com que a IA irá aprender com os relatórios de ataques anteriores para responder aos mais recentes.

Outra vantagem da IA na segurança é que ela irá poupar muito tempo para os profissionais da área de TI. Como a IA é frequentemente utilizada para detectar ameaças e ataques, os sistemas serão desenvolvidos de uma maneira em que serão capazes de agir rapidamente para determinada situação por conta própria.

Outro motivo para se usar IA em larga escala em sistemas de segurança é que se espera que elas não cometam erros triviais, cometidos por humanos ao executarem tarefas, assim cada ameaça será respondida da maneira mais eficaz e eficiente.

A Hacker Security já trabalha com IA em nossos produtos, como por exemplo nosso Web Application Firewall.

Por tanto que apesar da IA ser algo muito novo, inundada de estigmas, o avanço desta facilitará as atividades produzidas pelo homem, mesmo que de um lado isso possa gerar desemprego de um outro irá possibilitar o desenvolvimento da sociedade; aumentando o PIB e consequentemente o IDH nas sociedades.




Menu