fbpx

O computador de um hacker

Uma das perguntas mais repetidas no chat da HackerSec é: Como eu faço para virar um hacker? E a resposta para essa pergunta nós já temos nesse artigo: Como começar e se tornar um bom hacker.

Mas em meio a várias perguntas um de vocês perguntou, qual o computador básico para ser um hacker? Essa pergunta era nova, então elaboramos esse artigo para ajudar você a montar seu próprio laboratório de testes de invasão em casa.

Bagagem antes de tudo

Claro para começar você precisa ter algum conhecimento na área de tecnologia da informação, sendo assim recomendamos ler mais artigos aqui em nosso BLOG ou até mesmo dar uma olhada em nosso curso para iniciantes o Fundamental Hacking.

Mas antes de falar em modelos, clocks e memórias precisamos deixar claro o conceito de bagagem, a sua bagagem é o conhecimento adquirido com o tempo, estar sempre antenado e lendo sobre T.I te ajuda a conseguir mais experiência, porque um hacker tende a conhecer tudo no que refere-se a tecnologia, conhece modelos novos de roteadores, uma nova linguagem de programação que esta surgindo e até quais as novidades na próxima atualização do Windows ou Linux, então aumente sua bagagem, busque conhecimento!

Voltando ao que interessa

Tendo em mente todo o conceito de bagagem e sua importância vamos ao que realmente interessa, acho difícil especificar uma configuração exata, até porque ela não existe, hoje um smartphone pode muito bem servir como um gadgets de aprendizado no mundo hacker, mas aqui vamos pensar em algo simples para começar a montar um bom laboratório.

Como o foco é o aprendizado, então faremos algo que visa a virtualização tanto de servidores como máquinas de testes, exemplo: Kali Linux, Parrot Security, Metasploitable e entre outras.

A virtualização de um ou mais sistemas operacionais rodando em um só computador e é algo que exige muito da máquina hospedeira, então um processador com muitos núcleos é algo aconselhável.

Recomendamos um processador mínimo: i5 (6ª geração para cima) ou um Ryzen 5, os dois são processadores de entrada e o preço compensa pelo desempenho (os Ryzen são relativamente mais baratos).

Como o computador vai rodar dois ou três SOs (Sistemas Operacionais) uma memória RAM de qualidade é fundamental, tenha como base a quantidade e use no mínimo 8 GB de memória RAM pois todos os sistemas vão precisar de pelo menos de 1 GB.

Então uma memória RAM DDR3-1333 ou DDR4-2133 já dão conta do recado, mas se preferir memórias com frequências maiores, melhor ainda.

Para unir essas duas partes memória RAM e processador é preciso uma placa-mãe, recomendamos com o chipset H110, são boas e muito baratas vale a pena dar uma olhada.

Os “pormenores” (HD, placa de vídeo e periféricos) fica a seu critério, só uma ressalva nos HDs, pegue pelo menos 500 GB é legal ter espaço de sobra no computador, uma preferência seria um HD Hibrido, que é um intermediário entre o HD e o SSD.

Conclusão

Nesse artigo tentamos ser bem abrangente em relação ao computador e não serve como verdade absoluta até porque, voltamos a afirmar que com dedicação até um computador 386 sem monitor da conta do recado, sem contar os smartphones (falo disso depois).

Por fim usem este guia para ter uma noção do que vai precisar para iniciar seus estudos no mundo hacker, montar seu laboratório e estudar para o resto da vida pois se tornar um hacker é isso, estudar todos os dias.




Menu