fbpx

Microsoft anuncia novo terminal Open Source

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira dia 06 o seu novo terminal prometendo ser revolucionário e o principal: Open Source. Sim! OPEN SOURCE.

Não é de agora que temos visto a Microsoft se integrando aos poucos com outras plataformas no Windows 10, onde já é possível ativar virtualizações de outros sistemas operacionais, como Debian, Ubuntu entre outros.

Mas o que há de novo?

O novo terminal permitirá que você abra diversas abas e cada uma conectada a um shell ou outro aplicativo de linha de comando, como PowerShell, Prompt de Comando, Ubuntu na WSL, RaspberryPi por SSH entre outros.

Apesar de não ser o critério mais importante, ele tem uma renderização de texto baseado em DirectWrite/DirecX com aceleramento por GPU.

Além de, segundo a Microsoft, esse mecanismo ser mais rápido, ele permitirá a exibição de caracteres e símbolos presentes nas fontes do computador além de emoji, ícones entre outros. Haverá também a possibilidade de usar uma nova fonte criada pela Microsoft para o novo terminal.

O novo terminal promete liberdade para o usuário criar perfis para suas conexões e shells. Essas configurações ficarão salvas e poderão ser facilmente editáveis pelo usuário. Segundo a Microsoft o usuário “poderá criar seu próprio terminal personalizado para seu gosto único”.

O novo terminal está disponível já, agora, hoje. Pode ser baixado em https://github.com/Microsoft/Terminal para ser clonado, executado, testado, editado e tudo liberado pelo Tio Gates.

Confira o vídeo de lançamento abaixo:

https://aka.ms/terminal-videom




Menu