fbpx

Kali Linux VS Parrot Security – Qual o melhor sistema para Pentest?

A pergunta que não quer se calar: Quem é melhor, Kali Linux ou Parrot Security? E aí, caro leitor, qual é sua opinião sobre o assunto?

Bom, apesar de ambos serem voltados para a segurança da informação, neste artigo aqui se fará um breve resumo sobre os dois sistemas apontando suas semelhanças, diferenças e o que um tem e o outro não.

Para quem é novo na área de segurança e não conhece nada dos sistemas operacionais voltados para Pentest que estamos falando aqui, vamos começar então apresentando um pouquinho para vocês sobre o famosíssimo Kali Linux e depois do Parrot-Security

Kali Linux
Desenvolvido pela Offensive Security no dia 13 de Março de 2013 baseando-se em sua versão anterior BackTrack, o Kali Linux apresenta várias melhorias, além de mais aplicativos. É um sistema “Open Source” (código aberto) que é voltado principalmente para auditoria e segurança de computadores em geral. O Kali Linux dispõe de numerosos softwares pré-instalados, incluindo o Nmap(port scanner), Wireshark(um sniffer de redes), John the Ripper(crackeador de senhas e hash) e Airmon-ng, Airplay-ng e Aircrack-ng (softwares para testes de segurança em redes sem fios) e entre outras ferramentas, tanto para a área de exploração de Bancos de dados como é o caso do Sqlmap até ferramentas voltadas para Forense (Ex: Autopsy, ferramenta mais utilizada pela polícia para coletar provas em computadores de criminosos que cometem crimes na área digital). O sistema pode ser utilizado a partir de um Live CD ou live-usb, pode ser também virtualizado, instalando-o em uma VirtualBox(Na Hacker Security explicamos certinho sobre Virtual Box e inclusive utilizamos Kali Linux virtualizado por medidas de precaução). As imagens ISO do Kali são compiladas para as arquiteturas x86, x64 e ARM.

Parrot Security
Parrot Security OS (ou ParrotSec) é uma distribuição Linux baseada no Debian com foco em segurança de computadores. Ele é projetado para testes de penetração, avaliação e mitigação de vulnerabilidades, exploração de redes sem fio, computação forense e navegação anônima na web, incluindo todas as ferramentas descritas acima no Kali Linux. Foi desenvolvido pela equipe Frozenbox também no dia 13 de Março de 2013. Hoje já estamos na versão Parrot Security 4.0. Esta versão inclui todos os pacotes mais atualizados e correções de bugs lançadas desde a última versão (3.11), e marca o fim do processo de desenvolvimento e teste de muitos novos recursos experimentados nas versões anteriores desde o Parrot 3.9.

Agora que já se sabe um pouco esses dois sistemas incríveis, vamos ao que realmente nos interessa dizendo sobre a diferenças entre eles.

Diferença entre Kali Linux e Parrot Security
A Tabela 1 abaixo mostra a comparação do Kali Linux com o Parrot Security em relação aos fatores de ferramentas para desenvolvimento Web e Documentos, Navegação na Deep Web, Repositórios para atualizações e armazenamento de pacotes, Quantidade de Ferramentas focadas em Pentest já pré-instaladas, Simplicidade na utilização para uma análise de segurança em redes, Interface, Tamanho da ISO para Download, Versão mais recente do Kernel e Dispositivos disponíveis para utilização. Lembrando a você, caro leitor, que você pode utilizar qualquer um dos dois sistemas já que eles são muito bons e que a utilização dependerá exclusivamente do seu gosto.

Todavia, não existe sistema operacional falando de modo geral melhor para testes, tudo vai do seu conhecimento, caro leitor. Siga abaixo a Tabela 1 abaixo:

Menu