fbpx

Invasão de Bluetooth com Hardware

Eterna fonte de insegurança dos telefones celulares é o Bluetooth. Os telefones sincronizam, fazem chamadas, transferem dados, estabelecem conexões sem fio e oferecem praticamente qualquer serviço por meio do protocolo Bluetooth.

Apesar disso, alguns telefones ainda vêm com o modo de descoberta habilitado por padrão, permitindo que qualquer Hacker descubra o dispositivo e se conecte. O Bluetooth tem permitido que muitos invasores penetrem em redes, roubem contatos e façam a engenharia social de pessoas há muito tempo.

Uma ferramenta simples que pode ajudar a invadir hardware Bluetooth é a Ubertooth representado na figura 1, encontrada na ubertooth.sourceforge.net.

Dentre outras coisas, ela permite escuta e reprodução de quadros Bluetooth em todos os 80 canais bluetooth na banda ISM de 2,4 GHz. Todavia, ela tem um custo de US$ 120 e hardware pode ser adquirido na SparkFun(sparkfun.com).

Ferramentas como a Spectrum Analysis(Análise de Espectro) da Ubertooth é utilizada para mostrar a atividade na para inferior da banda ISM de 2,4 GHz e ela pode ser representada na figura abaixo:

Por Cadu Maltego




Menu