fbpx

Como se proteger do ransomware Wanna Cry

No dia 12 de maio o ransomware conhecido como Wanna Cry infectou mais de 70 mil computadores com sistema operacional Windows ao redor do mundo.

Wanna Cry começou infectando computadores da empresa Telefónica na Europa, e acabou se espalhando por diversos países, inclusive o Brasil.

As grandes empresas resolveram desligar os computadores, mas o que muitos não sabem é que a vulnerabilidade que esse ransomware aproveita já havia sido corrigida pela Microsoft no dia 14 março de 2017.

Essa vulnerabilidade foi descoberta após um grupo hacker vazar ferramentas da NSA, onde uma delas chamada Eternal Blue permitia que um malware, que criptografa dados em computadores, se espalhe através de protocolos de compartilhamento de arquivos configurados nas organizações e empresas.

Então por mais que essas empresas desligaram seus computadores, não adiantará ligar esses computadores novamente conectados a Internet sem atualizar o sistema operacional ou baixar o pack de segurança disponibilizado pela Microsoft.

Você usuário comum também deve proteger-se, baixar o pack e ter um bom antivírus instalado em seu computador.

Veja a lista dos melhores antivírus pagos e dos melhores antivírus gratuitos.

Segue o link do pack de segurança:
https://technet.microsoft.com/en-us/library/security/ms17-010.aspx




Destaques

Menu