fbpx

Como proteger seus dados na Internet




Quando falamos em cibersegurança é comum pensar em ferramentas e tecnologias sofisticadas para manter a segurança e privacidade dos usuários e funcionários de uma empresa.

Com a rápida adesão ao home office devido à pandemia, a forma de trabalhar com Segurança da Informação mudou. Hoje é preciso prover uma estrutura mínima e segura para os funcionários executarem suas atividades em seus lares.

Investir em Segurança da Informação demanda recursos, e sabemos que nem sempre é possível realizar esse investimento. Por isso, compilamos uma série de recomendações para garantir a segurança e privacidade dos usuários na internet com custo zero.

Implemente nossas recomendações para segurança e privacidade dos usuários na internet e esteja mais seguro no home office.

Antivírus

Os antivírus são poderosos aliados da segurança dos dispositivos pessoais e corporativos. Existem muitas formas de um dispositivo contrair um vírus, seja por uso de um pendrive, downloads de programas ou arquivos infectados. Os antivírus possuem maneiras de identificar e impedir a entrada de alguns vírus em um dispositivo de forma eficiente. Existem diversas soluções de antivírus no mercado e a mais adequada aos usuários comuns são as gratuitas que fornecem uma camada de segurança básica aos dispositivos. Conheça nossa recomendação com os melhores antivírus gratuitos do mercado e esteja mais seguro.

Manter atualização de programas e sistemas operacionais

Uma das melhores práticas de prevenção a incidentes de segurança é manter os programas e sistemas operacionais sempre atualizados. Novas vulnerabilidades de segurança surgem a cada semana e os sistemas operacionais possuem a obrigação de corrigir tais vulnerabilidades e disponibilizar a atualização do sistema com as devidas melhorias para os usuários. No entanto, muitos usuários ignoram as atualizações e desconhecem o real perigo em manter uma versão desatualizada em seus dispositivos. Assegurar programas, aplicativos e sistemas operacionais sempre atualizados possui custo zero e contribui com a proteção aos ataques cibernéticos como o ransomware.

Avaliar mensagens suspeitas

Com a pandemia, os golpes de phishing aumentaram cerca de 80% e muitos usuários desconhecem os reais perigos. Sempre que possível, busque avaliar com cautela o conteúdo de mensagens. De preferência não abra sites, links ou documentos suspeitos ou que você não solicitou e suspeite de promoções irreais. Conheça nosso guia de prevenção a ataques de engenharia social e saiba como proteger suas informações pessoais de fraudes.

Não expor informações para desconhecidos em videoconferências

As reuniões virtuais já são parte da rotina de trabalho de muitos profissionais. Porém, existem alguns cuidados básicos para não expor suas informações desnecessariamente e comprometer sua privacidade. Sempre que possível, busque conhecer com antecedência os participantes da reunião e procure manter sua imagem de vídeo fechada na maior parte do tempo. Evite expor informações íntimas, animais domésticos e membros da sua família para pessoas desconhecidas. Cibercriminosos podem usar essas informações contra você para aplicar golpes. Nessa live explicamos os perigos de manter a webcam aberta e como hackers podem se aproveitar desse descuido.

Conexão apenas com redes seguras

As conexões de redes sem fio abertas representam ameaças à segurança e privacidade dos usuários. É possível que hackers mal-intencionados roubem informações confidenciais, como a senha da sua conta bancária, por exemplo. Busque se conectar apenas em redes sem fio conhecidas e que apresentem um nível maior de segurança como WPA (Wi-Fi Protected Access).




Menu