fbpx

Como o PCI-DSS contribui para a Gestão de Segurança




O setor de meios de pagamento cresce rapidamente no país e a cada momento surgem novas tecnologias como o PIX e Open Banking trazendo inovação e descomplicando processo financeiros complexos.

As empresas do setor de meios de pagamento como fintechs, instituições de pagamentos, bancos e outros segmentos conhecem bem o desafio em desenvolver uma Gestão de Segurança alinhada aos negócios, atendendo desde normas regulatórias do Banco Central e promovendo uma segurança da informação real aos serviços oferecidos sem burocracia.

O PCI-DSS é outro desafio para as empresas de meios de pagamento. Esse padrão de segurança de dados de cartões é indispensável para o funcionamento das operações e continuidade dos negócios das empresas que lidam com dados de cartões de crédito.

Continue a leitura e saiba como extrair as melhores práticas de segurança do PCI-DSS para o desenvolvimento da Gestão de Segurança da sua empresa e conheça o que é preciso para a conformidade com o PCI-DSS.

Benefícios do PCI-DSS para a Gestão de Segurança das empresas

  1. Fornece uma baseline para outras regulamentações. Algumas das premissas do PCI-DSS, como tomar medidas para limitar a quantidade de dados confidenciais que você armazena, se encaixam bem com GDPR, LGPD, ISO e outras regulamentações de segurança de dados exigidas internacionalmente.
  2. Previne vazamentos de dados e brechas de cibersegurança. As empresas em conformidade com o PCI-DSS usam firewalls, criptografias mais fortes e não possuem permissão para reter os detalhes do titular do cartão. Sendo assim, os criminosos cibernéticos não apenas terão muito mais dificuldade em hackear sua rede, mas também não encontrarão os dados que procuram.
  3. Maior confiança dos parceiros de negócio e clientes. Sabemos que confiança é fundamental para serviços de e-commerce de sucesso. Atender aos padrões internacionais para pagamentos seguros é uma maneira de construir e proteger sua reputação, um dos ativos mais valiosos de sua empresa.
  4. Redução de custo com correções de vulnerabilidades e maior foco no desenvolvimento de novos produtos. O PCI-DSS estabelece processos de desenvolvimento seguro que permitem identificar e corrigir vulnerabilidades o mais cedo possível. Sabemos do custo maior e desgaste em corrigir vulnerabilidades em sistemas ou serviços usados com frequência. As empresas em conformidade com PCI-DSS possuem seus times técnicos focados em melhorias e inovações de novos produtos, pois as vulnerabilidades identificadas são tratadas rapidamente.
  5. Segurança em primeiro lugar. A conformidade com o PCI-DSS exige que você tenha várias camadas de segurança por meio de firewalls devidamente configurados. Você também precisa de uma estratégia geral de Gestão de Segurança que evolua com base nas ameaças atuais e monitore sua rede em busca de falhas não corrigidas ou atualizações perdidas.

Considerações Finais

Construir uma Gestão de Segurança com base nos padrões estabelecidos pelo PCI-DSS certamente é um desafio. É preciso esforço para implementar um programa contínuo de segurança com processos e melhores práticas do setor.

Além disso, ainda é preciso gerenciar a Gestão de Segurança ao mesmo tempo em relação às novas necessidades de negócio e limitação de recursos.

Boa parte dos requisitos do PCI-DSS podem ser atendidos por meio de serviços de segurança de TI, como segurança de endpoint, firewalls, WAF (Web Application Firewall), gestão de vulnerabilidades e testes de penetração para identificar os pontos mais fracos da sua infraestrutura.

A Hacker Security é uma empresa renomada na área de treinamentos de cibersegurança formando grandes especialistas no mercado.




Menu