fbpx

Clonagem de Chip de celular – SIM SWAP

A clonagem ou sequestro de chips de celulares também conhecida como SIM SWAP termo técnico em cibersegurança, vem crescendo e sendo cada vez mais usada por cibercriminosos.

O número de chips clonados triplicou nos últimos 2 anos, onde as vítimas são desde pessoas comuns como também figuras públicas e empresas.

O golpe/ataque

O golpe pode ser aplicado de diversas formas pelos cibercriminosos, desde a forma mais simples quando você perde seu smartphone ou tem ele roubado, a partir daí o criminoso liga pra operadora se passando por você informando que foi vítima de roubo, logo após fornece seus dados e solicita a ativação de um novo chip.

O mais sofisticado que está tornando-se cada vez mais comum, são funcionários internos das operadoras realizando esse tipo de golpe ou facilitando para que seja realizado. Como a operadora detém controle total da tecnologia dos chips se torna muito mais fácil alguém de dentro facilitar esse processo.

As operadoras não se interessam em implantar nenhum tipo de proteção para evitar esse tipo de crime e ainda não medem esforços para manter seus dados seguros, pelo contrário, compartilham seus dados com terceiros, esse é um dos motivos que você recebe diversas ligações de telemarketing por dia.

Então não existe uma solução 100% segura e confiável que vai te proteger desse tipo de ataque, porque a responsabilidade é da operadora.

Prevenção

O maior problema de ter seu chip clonado é quando você usa seu número como autenticação de dois fatores em aplicativos e plataformas, a partir daí os cibercriminosos podem acessar suas contas.

Logo a medida de prevenção que recomendamos, é usar um aplicativo de autenticação que gera um token, como Google Authenticator ou Microsoft Authenticator.

Além disso também recomendamos quando possível e disponibilizado pelo aplicativo ou plataforma, salve os códigos de segurança fornecido nas opções de segurança do aplicativo/plataforma, para que caso você perca o acesso aos aplicativos de autenticação, você ainda terá esses códigos, basta guarda-los, uma boa opção é salva-los na nuvem.

Recomendamos também acompanhar nosso canal no YouTube, onde postamos diversas dicas para você se proteger de diversos tipos de ataques: https://www.youtube.com/HackerSec

Veja um de nossos conteúdos no YouTube para proteger seu smartphone: