fbpx

Preciso ter certificações na área de cibersegurança?

Cada vez mais as empresas precisam de profissionais qualificados para atuarem na área de cibersegurança, e quando falamos de qualificação, mais que uma formação, o importante é você provar que tem competência suficiente para assumir o cargo desejado.

Hoje, para ser um profissional qualificado e sair na frente nas entrevistas, não é necessário ter diversas certificações ou estudar nas melhores universidades, até mesmo porque o ensino universitário no Brasil está ultrapassado, ou seja, o meio tradicional de aprendizado é muito teórico e tarda em acompanhar o ritmo das atualizações do mercado. 

Quando falamos de certificações você geralmente tem que investir um valor muito alto, onde mesmo que você consiga realizar diversas delas, ainda poderá perder a vaga para uma pessoa que tenha conhecimento prático, ou seja, que já possui experiência, participou de projetos e desenvolveu suas habilidades em ambientes reais.

Uma graduação e diversas certificações não são garantias para você conseguir a sua vaga no mercado, e sim ter conhecimento prático e participar de projetos. Todas essas experiências valem mais a pena do que os conhecimentos teóricos.

Torne-se um profissional capacitado com treinamentos práticos e objetivos que te preparam de fato para o mercado de trabalho. É de extrema importância praticar o que aprendeu, seja desenvolvendo projetos ou participando de competições como CTFs, que mais do que qualquer certificação ou graduação, vão provar realmente o que você sabe e está pronto para atuar no mercado.

Outra dica é o mercado de startups no Brasil, que vem crescendo e gerando grandes oportunidades para profissionais de cibersegurança e desenvolvedores, isso pode valer muito como experiência em sua carreira.